Todos nós sabemos que a concorrência no mercado é muito grande. Muitas empresas não sobrevivem por muito tempo neste cenário. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, 21% das empresas quebram após o primeiro ano.

Visto isso, é importante ressaltar que o importante não é apenas fazer uma venda, mas sim fidelizar seus clientes. O retorno de uma compra te garante uma base sólida e estável para que sua empresa consiga atingir seus resultados. E para conseguir isso, medir a satisfação dos seus clientes é extremamente necessário.

Medir e avaliar a satisfação que um cliente tem com sua empresa não é tão simples quanto parece. Uma avaliação após o recebimento do produto ou prestação de serviço é apenas uma pequena parte do processo. Se você não souber o que seus clientes pensam, então será impossível perceber os pontos fortes e fracos do que você oferece.

Quais as vantagens de medir a satisfação dos seus clientes?

Agora que sabemos a importância de agradar os seus consumidores, você precisa saber as vantagens que ter uma boa forma de medir a satisfação dos seus clientes pode trazer.

  • Aprimoramento de estratégias;
  • Identificação dos pontos fortes e fracos do seu negócio;;
  • Mais objetividade na hora de implementar mudanças;
  • Deixa a resolução de problemas mais dinâmica.

Confira 3 passos para medir a satisfação dos seus clientes:

1. Pesquisas de satisfação

 A realização de uma pesquisa pós-venda é um dos pilares mais importantes quando o assunto é satisfação dos clientes. É necessário analisar se o produto/serviço atendeu as necessidades do cliente após a compra ou durante o uso do serviço. Essa forma de avaliação geralmente é feita por e-mail marketing e formulários no site da empresa.

2. Ferramentas adequadas

Quando você usa ferramentas para otimizar e coletar dados, suas análises que serão feitas posteriormente ficam bem mais precisas.

É possível utilizar os famosos CRM’s (Customer Relationship Management) e adotar a métrica NPS (Net Promoter Score). Cada um serve para um propósito, sendo o CRM uma forma de coletar os dados dos seus clientes a todo momento, e o NPS um método onde você separa seus clientes em detratores (aqueles que não voltariam a fazer negócio com a sua empresa), neutros e fidelizados.

Também é importante lembrar que cada negócio tem a sua particularidade, então ter uma boa flexibilidade e pesquisar outras ferramentas para suprir necessidades é fundamental.

3. Ouvidorias

A ouvidoria é uma ótima forma de fazer com que seus próprios clientes façam feedback diretos. A parte fundamental que esse setor pode contribuir na sua empresa, é assegurando uma melhor comunicação entre a empresa e seu cliente. Todas as reclamações e sugestões recebidas contribuem na hora de implementar mudanças e aumentar o grau de satisfação dos clientes.