Foi-se o tempo em que as pessoas eram vistas como simples engrenagens que poderiam ser facilmente substituídas dentro de uma organização. Cada vez mais as empresas encaram seus colaboradores como fatores críticos de sucesso.

A gestão de pessoas e dos recursos humanos acabou ganhando bastante força nos últimos tempos. Hoje em dia, administrar os recursos humanos e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa virou um grande diferencial competitivo.

Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para melhorar a gestão de funcionários da sua empresa. Confira:

1- Formação da equipe

Uma das dicas de gestão de pessoas mais importantes começa já mesmo no processo seletivo. São muitos os gestores que pecam ao achar que não há segredos para uma boa contratação e que acreditam que qualquer probleminha pode ser consertado com o tempo. Mas na verdade, com o passar do tempo, esse “problema” pode se transformar em uma bola de neve.

Se o profissional não compartilha dos valores e da ética de trabalho ou não acredita na missão da empresa, não há como fazer mudanças e a convivência se tornará impossível. O pior é que ainda pode afetar negativamente o desempenho do restante dos funcionários

Portanto, além de analisar o currículo dos candidatos, é ideal desenvolver métodos para identificar também seu perfil pessoal.

Veja aqui os principais erros na contratação de um funcionário.

2- Promova treinamentos e desenvolvimentos

Quem fica parado acaba ficando para trás, e isso vale não só para a gestão da empresa como um todo, mas também para o desenvolvimento de cada funcionário. O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes, partindo conjuntamente da empresa e de cada um dos trabalhadores.

Você pode aumentar ainda mais o potencial de sucesso dos seus colaboradores ao promover ações formais para o desenvolvimento de novas competências e a aquisição de conhecimento. Para proporcionar esse crescimento existem diversas alternativas.

Por exemplo: que tal estabelecer um programa de educação corporativa, com palestras, treinamentos e workshops na empresa?

Conheça a Academia de Negócios GoSoft e prepare a sua equipe para o sucesso.

3- Reforce a Comunicação

É importante que as empresas entendam o quão valioso é ter uma comunicação eficaz, que seja clara e direta entre todos aqueles que fazem parte dos negócios. É essa comunicação que garante o bom andamento dos processos, a execução das atividades e o alcance de resultados extraordinários.

Os seus colaboradores precisam compreender a essência de seu negócio, os passos que pretende dar, objetivos e atuação no mercado naquele momento. Isso desperta o sentimento de pertencimento, o que fará com que eles queiram vestir a camisa com mais facilidade do que se estivessem trabalhando sem saber muito bem a importância dessa atividade.

gestao-de-funcionarios

4- Controle de documentos e informações

Mantenha organizados os documentos referentes às atividades de seus colaboradores e pendências, tais como número de faltas, folgas, atestados médicos, atrasos, suspensões, advertências e benefícios.

Dessa forma, o gestor conseguirá enviar mais rapidamente as informações para o governo, no caso do eSocial, e terá disponíveis de forma simplificada os relatórios para apresentar ao Ministério do Trabalho quando necessário.

5- Utilize a tecnologia a seu favor

Vivemos na era dos aplicativos: temos apps, seja no computador ou no celular, que executam diversas funções. Por que não utilizar dessa ferramenta para facilitar os processos do RH da sua empresa?

Conheça o SIGADM Gestão Pessoal, um sistema que coloca todas as informações da equipe de seus colaboradores na sua mão, onde e quando você precisar.

Mantenha as informações como: cálculo de pensão alimentícia, benefícios, PCMSO/PPRA/EPI, emissão de guias de recolhimento de encargos, controles para o eSocial e muito mais, todas organizadas e atualizadas em um único sistema, simples e eficaz.

Saiba mais sobre o SIGADM Gestão Pessoal.