Os avanços tecnológicos estão presentes em todos os aspectos das nossas vidas. Seja em casa, nas ruas ou no trabalho, a nova era com relógios inteligentes, computadores de bordo que se comunicam e até luzes e geladeiras controladas por celulares já é realidade. E por que não pensar também em modernização das portarias residenciais e comerciais?

As administradoras e os responsáveis pelos condomínios devem ficar atentos às inovações disponíveis no mercado e que podem melhorar a vida da comunidade e também melhorar o trabalho de administração.

Levando em conta esses avanços tecnológicos, preparamos essa publicação para que você e todos os envolvidos dentro da gestão compreendam a importância da automatização de condomínio e como todas essas inovações podem agregar segurança, conforto e, o principal, economia a todos os condôminos.

O QUE É AUTOMATIZAÇÃO DE CONDOMÍNIOS?

Apesar de soar algo difícil e complicado, a automatização se resume em utilizar sistemas e softwares que otimizam o gerenciamento de algo. Essencialmente, é utilizar computadores, smartphones e o que mais for possível a favor do condomínio, pensando sempre em agilizar a aprimorar as rotinas impostas.

As possibilidades de tecnologias que podem ser utilizadas são muitas. Chamamos de SOLUÇÕES, pois com todas essas inovações, é possível solucionar problemas e questões condominiais. E as soluções mais comuns hoje em dia são:

  • Softwares de gestão Sistemas de controle de iluminação;
  • Controle de acesso com QR codes e/ou biometria em portaria;
  • Apps de automatização de tarefas;
  • Controle de segurança remota;
  • Reconhecimento facial e de placa de veículos;
  • Armazenamento de arquivos;
  • Portaria remota e portaria virtual para condomínios;
  • Agendamento de visitante / prestadores;
  • Registro entrada/saída;
  • Gestão de reservas;
  • Notificação de correspondência;
  • Controle de mudança;
  • Botão de pânico;
  • Comunicação interativa com os condôminos.

E POR QUE AUTOMATIZAR CONDOMÍNIOS?

É preciso ver a tecnologia como uma aliada à qualidade de vida. A automatização pode proporcionar segurança, economia e eficiência se bem usada, além de possibilitar o controle e monitoramento do condomínio de forma bem mais eficaz. Além disso, a facilitação da administração e da parte financeira pelo síndico e conselho fiscal também é beneficiada pela tecnologia.

REDUÇÃO DE GASTOS

A economia é resultado da automatização do condomínio parte de dois pontos: redução de funcionários e redução de contas mensais. Portarias inteligentes conseguem reduzir o valor de taxas condominiais em até 50%, já que os gastos com folha de pagamentos e impostos passam a não existir mais. Já as centrais de segurança e os softwares específicos permitem que o condomínio usufrua de automação de serviços rotineiros sem a necessidade de investimento em funcionários próprios.

MUITO MAIS SEGURANÇA

Condomínios não têm poupado esforços (e nem investimentos) quando se trata de segurança. Esse é um dos maiores motivos para que pessoas e empresas escolham condomínios para morar ou trabalhar. A automação de portaria permite um controle restrito dos acessos de pessoas e veículos às dependências do condomínio, além de cadastro de prestadores de serviços e visitantes.

MENOS BUROCRACIA, MAIS TEMPO LIVRE PARA O QUE IMPORTA

Toda documentação e rotina do condomínio pode ser gerenciada através de softwares especializados e salvas em servidores online, para que não haja perigo de perda. Desta forma, o trabalho de síndicos e demais envolvidos da gestão condominial é centralizado e rápido, tornando todas as tarefas mais práticas e transparentes.

A GoSoft e a Athos trabalham juntas para desenvolver uma série de soluções que possibilitam a automatização e modernização em condomínios. Essa não é só mais uma questão de escolha, mas sim uma decisão a ser tomada de forma urgente. A economia e segurança que todos os produtos GoSoft e Athos trazem para condomínios residenciais e empresariais são a porta de entrada para as novas tecnologias que tornam a vida mais fácil.