Em um condomínio organizado, obrigatoriamente, há de ter um cadastro de moradores bem feito. Não é tão difícil de imaginar que, por conta de cada dia aumentarem os riscos relacionados à insegurança, o cadastro de moradores de um condomínio passa a ter um papel preponderante no controle de acesso.

Criar o cadastro e mantê-lo atualizado consiste em uma medida preventiva de segurança para evitar a entrada de ladrões. Como se não bastasse, isso ainda contribui para outras questões relevantes, como entrega de encomendas, pré autorização de visitantes e registro de entrada e saída de moradores.

Como o cadastro deve ser feito?

Lembrando que, é preciso fazer duas relações, uma mais completa, mantido de forma sigilosa pelas administradoras e síndicos, e outra mais reduzida, à disposição da portaria, com informações básicas.

Para elaborar o cadastro básico de moradores do condomínio, recolha as seguintes informações:

  • Nome completo e RG do proprietário ou inquilino;
  • Unidade e bloco;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Nome completo, RG e grau de parentesco dos moradores da unidade;
  • Nome completo, RG e horário de trabalho (no caso de funcionários externos);
  • Cor, marca, modelo e placa dos veículos.

Cada morador tem o direito de fornecer as informações que, a seu juízo, são convenientes e que não o fazem se sentir invadido em sua privacidade.

Atualização do cadastro

É comum ver em muitos condomínios que a administração acaba se esquecendo de dar baixa nos moradores que se mudam, deixando seu cadastro ativo e consequentemente liberados a entrar nas áreas comuns do condomínio.

A administração tem de ficar atenta a todos os itens para fazer a baixa do cadastro de quem saiu como, veículos, prestadores de serviço, empregado doméstico, etc.

Além disso, é muito importante que esse material esteja sempre atualizado também para evitar que os moradores sejam barrados, causando um certo constrangimento.

Conscientize os moradores

Além de contar com o preparo dos funcionários dos condomínios, os moradores devem fazer a sua parte. A segurança é responsabilidade de todos.

Portanto, conscientize os residentes a respeito da importância de informar a administração do condomínio qualquer mudança que houver nos dados pessoais, mantendo o condomínio organizado e seguro para todos!

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