O primeiro é o relatório de recepção de documentos

No dia a dia do contas a pagar é normal receber os compromissos em partes, ora recebe-se o boleto, aguardando a nota fiscal chegar, ora o contrário. Se você estava acostumado a acumular na sua mesa o documento parcial da despesa, ou ainda enchê-lo de post-it, chegou a hora de mudar! Afinal, durante o home office não haverá a maioria (senão nenhuma) via física.

Bom mesmo seria se você pudesse efetuar o lançamento da obrigação e informar no histórico que ainda falta alguma informação ou dado do fornecedor, não é? No SIGADM Condomínio Web você pode e ainda consegue gerar o relatório de recepção de documentos, que te mostra todos os registros, se faltam boletos, se faltam notas fiscais, ou ambos.

O relatório de recepção de documentos ainda pode ser programado para alertar o usuário uma vez por dia ou por semana, você programa como for melhor para sua rotina.

Agora vamos conhecer a importância do fluxo de caixa e saber mais sobre esse relatório, grande auxílio para planejamento financeiro e controle da linha do tempo de obrigações. No fluxo de caixa, a aplicação informa, além das despesas de tipo real e projetado, também as despesas já pagas, recebimentos de acordo com as baixas, bem como evolução de saldos.

O sistema emite o relatório de acordo com seus comandos. Você pode, por exemplo, estabelecer a classificação por conta bancária, para que você e seu cliente saibam o valor que está na conta corrente e eventuais valores oriundos de aplicações. Isso porque você pode determinar se a visualização será interna ou externa, ou seja, seu cliente pode ter acesso através de site ou app.

Com esse relatório você tem controle de tudo que já se realizou, como lançamentos, tanto de crédito quanto de débito, além dos compromissos a pagar que já foram enviados ao banco e aguardam compensação, que são os lançamentos futuros. Pode haver ainda registros “em aberto” ou “projetados”, uma vez que ainda estão aguardando serem enviados ao banco. Além disso, é possível visualizar o comportamento financeiro estimado e considerar a projeção de receitas de acordo com o float bancário, ou seja, a quantidade de dias para compensação de créditos, possibilitando a análise das disponibilidades financeiras em face dos compromissos.

Dica! Esse relatório é muito funcional, desde que não haja lançamentos antigos que deixaram por algum motivo de ser utilizados e tornaram-se “sujeira”. Eles devem ser excluídos ou remanejados, da mesma forma que ressaltamos a necessidade de manter a conciliação diária, uma vez que esse relatório traz essas informações em sua composição, e caso essas rotinas não estejam em dia, você poderá levar informações erradas, imprecisas ou desatualizadas ao seu cliente final.