fluxo-de-caixa

Para fazer uma boa gestão de condomínio, deve-se ficar atento a diversos aspectos, principalmente no que diz respeito às finanças. Para organizá-las da maneira mais eficiente possível, implementar e utilizar o fluxo de caixa é essencial.

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidir os caminhos a seguir. Mesmo que os condomínios não sejam considerados empresas, é essencial que se utilize o fluxo de caixa, assim é possível entender como anda as finanças e a partir disso pensar em investimentos futuros.

Faz parte do fluxo de caixa do condomínio, no caso, as entradas ligadas ao recebimento dos condôminos e os pagamentos de contas, como: água, energia, funcionários, despesas de manutenção e outras contas rotineiras. Da comparação desses valores é gerado, então, o fluxo de caixa de determinado período.

Como o fluxo de caixa do condomínio funciona?

Para implementar o fluxo de caixa, é preciso contar com o uso de planilhas ou softwares de gestão. Deverão ser inseridos os saldos iniciais de caixa e equivalentes e também todas entradas e saídas do período. Os lançamentos precisam ser completos, detalhados e todos os acontecimentos devem ser contabilizados, independentemente de seus valores.

Planilhas ou Software de Gestão?

Na hora de adotar ou mudar qualquer processo em uma empresa, é preciso pensar na alternativa que melhor se adéqua a sua realidade. Antes de escolher uma ferramenta, pense se é o que realmente combina com seu jeito de trabalhar, seus objetivos e seu orçamento.

A planilha trata-se de um jeito simples de acompanhar as contas, facilmente utilizado por qualquer profissional. Porém, métodos simples demais podem deixar passar informações valiosas que um sistema mais robusto pode fornecer.

Principalmente ao confiar em modelos prontos de planilha de controle financeiro, nem sempre é possível ter um controle realmente completo dos índices.

Já com um Software de Gestão a integração dos dados é maior e as informações não precisam ser digitadas várias vezes. O contrário das planilhas, onde diversas informações precisam ser copiadas de um lugar para outro, resultando em repetição, podendo ocasionar lentidão no processo e gerar erros.

Com tudo isso em mente, pense no seu objetivo e relacione isso às vantagens de cada modelo de controle financeiro. É melhor optar pelo mais básico ou procurar uma solução mais completa?

Quer otimizar o controle financeiro? Conheça alternativas!

Agora que você já sabe as vantagens de fazer um bom controle financeiro, que tal conhecer as opções da GoSoft?
Saiba mais sobre nossas soluções de sistemas que vão ajudar não só no controle financeiro, mas na gestão condominial como um todo.