O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma criação do governo brasileiro para unificar a prestação das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias pelos empregadores.

O sistema não é apenas para as grandes empresas, ele também deve ser aplicado em condomínios.

Ele unificará os dados sobre admissões, pagamento de férias, horas extras, acidentes de trabalho, rescisões e outros eventos. O envio será em tempo real, o que demanda maior organização por parte do síndico.

A diferença é que um único arquivo conterá as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, o que facilita a fiscalização do governo. Em consequência, os condomínios que não estiverem prontos para o eSocial estarão sujeitos às autuações da Receita Federal.

A principal medida que o síndico deverá tomar para se adequar ao sistema eSocial, é mudar a cultura de gestão.

Para transmitir as informações em tempo real, deve existir um planejamento, os condomínios que possuem o auxílio de administradora não sentirão o impacto da mudança, pois elas são responsáveis por enviar os dados pelo eSocial.

sigadm-folha-web

Porém, quando o trabalho recair sobre o síndico, ele deve estar atento em alguns aspectos tais como:

  • Evitar acumular informações sobre os fatos ocorridos com os empregados do condomínio;
  • Ao admitir um empregado, é preciso enviar até um dia antes do início do trabalho os dados pessoais e trabalhistas do indivíduo, bem como as informações da contratação;
  • Tenha sempre os laudos médicos e atestados dentro da validade, em atendimento às normas de Medicina e Segurança do Trabalho.

Agora que você sabe que o eSocial é obrigatório em condomínios, fique por dentro dos diferenciais. Com o SIGADM Gestão de Pessoal – Folha Web, você terá um sistema moderno e seguro que reúne as principais rotinas de Departamento Pessoal e centraliza o controle de informações de diversas áreas. Além de automação de processos burocráticos, o sistema está com novas funcionalidades adaptadas ao eSocial.

Rotinas organizadas, colaboradores satisfeitos. Confira os nossos serviços.