Os funcionários são extremamente importantes para a vivência de um condomínio. É preciso muito cuidado na hora de escolher quem irá trabalhar no empreendimento, pois funcionários como zelador, faxineiro e porteiro conhecerão a rotina dos moradores, e passarão a conviver com os mesmos. Também é fundamental que o profissional escolhido esteja apto para exercer a função.

Muitos síndicos ou administradoras cometem erros no momento da contratação de funcionários, os quais poderiam ser evitados, a fim de não perder tempo e qualidade no trabalho.

Separamos os principais erros no momento na contratação, confira:

1. Não saber as características da vaga

Não saber claramente a vaga para a qual irá contratar é um dos erros mais comuns. É necessário saber quais as atribuições e responsabilidades do cargo, o perfil profissional desejado, as qualificações e experiências do candidato, tornando mais eficiente a seleção dos candidatos.

2. Fazer o processo com pressa

É claro que existem situações em que a vaga é urgente, e que é preciso contratar com rapidez. Porém, é melhor levar um tempo pesquisando, entrevistando e se informando mais sobre a vaga do que realizar um processo seletivo rápido e repleto de falhas.

Quando uma contratação de funcionários é feita às pressas, as chances de o profissional não ser o que condomínio precisa são grandes. Se for esse o caso, você terá que dispor de algum tempo para tratar da sua demissão, e ainda iniciar um novo processo seletivo.

3. Não ouvir os candidatos

Falar muito sobre a vaga, sobre o cargo, as responsabilidades, salários, benefícios, e acabar esquecendo-se de ouvir o candidato também costuma ser um erro comum. É ideal deixar o candidato à vontade para falar sobre suas experiências, qualificações e expectativas de trabalho. Assim, as chances de errar na contratação são menores.

4. Não realizar testes com o candidato

Confiar demais ao currículo, sem testar se o que está pode ser um erro muito grave. Não realizar um teste prático pode resultar na contratação de alguém que não domina determinados programas ou procedimentos, prejudicando o rendimento do condomínio.

Portanto, é importante elaborar um teste em que o candidato possa demonstrar sua capacidade emocional e suas habilidades, para que se possa avaliar se elas estão no mesmo nível das necessidades da vaga.

5. Contratação de funcionários por afinidade

A contratação por afinidade é outro erro muito comum e muito grave, pois coloca as amizades acima do profissionalismo. Nesses casos, pode ocorrer um prejuízo para o condomínio, que não emprega o profissional mais capacitado, perdendo resultados, tempo e recursos.

Lembre-se de que o mais importante é apostar em contratações sérias e profissionais, com candidatos aptos a exercer a função e corresponder às expectativas dos moradores.

Agora que você conhece alguns dos principais erros e o que deve ser levado em consideração na hora da contratação de funcionários para o seu condomínio, vai ficar mais fácil de gerir todos os serviços necessários para sua administração.

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