As inovações tecnológicas disponíveis no mercado trouxeram uma grande facilidade para diversas áreas do nosso cotidiano. Não somente no quesito conforto, mas também em segurança e agilidade de processos.

Os benefícios são variados e alcançam todas as pessoas dentro do condomínio. A administração condominial, no entanto, deve ser a área que mais tira proveito por conta das facilidades de gestão que essas novas ferramentas podem trazer. Nesta postagem, iremos mostrar a você as principais tecnologias disponíveis e quais são seus benefícios para o seu condomínio.

1. Acesso eletrônico

O acesso eletrônico é um recurso excelente para fazer o monitoramento da portaria remotamente. A instalação das câmeras e sensores são inovações tecnológicas que podem reduzir custos, isso porque a maior despesa ocorre na instalação, já que a manutenção é um custo fixo relativamente baixo.

Outros benefícios que o acesso eletrônico traz são referentes à agilidade em situações de emergência e casos críticos. O cadastro de moradores e visitantes também aumenta a segurança dos condôminos, facilitando a identificação de movimentações suspeitas e potencialmente maliciosas.

2. Interfone Virtual

O interfone virtual é outra tecnologia voltada para o controle de acesso do condomínio. Existem modelos de interfones que são integrados com os smartphones dos moradores e o gestor tem a autoridade de liberar funções inteligentes aos seus condôminos.

A grande acessibilidade que ele carrega é no cadastramento e comunicação dos visitantes com os moradores. Os novos sistemas de interfone alertam diretamente o celular do morador, mesmo que ele não esteja em casa. Isso ajuda bastante na hora de liberar o acesso à um visitante que esteja na portaria.

3. Aplicativo para celular

Não é somente o interfone que se utiliza de um aplicativo para facilitar e dar mais conforto aos condôminos e aos administradores. A popularização dos dispositivos móveis contribuiu para o desenvolvimento desses apps que ajudam na comunicação entre administração e moradores.

Acesso de boletos, prestação de contas, histórico de pagamentos e muitas outras funcionalidades são disponibilizadas para os condôminos. Essa tecnologia já é realidade em muitos condomínios e suas vantagens justificam a implementação.

4. Software de gestão

Voltados especialmente à administração do condomínio, os softwares de gestão são essenciais. Essa tecnologia promove a otimização de processos internos, enquanto ainda contribui para a redução dos custos.

Ter uma gestão completa por meio de uma Plataforma de Gestão de Condomínios possibilita administrar o condomínio de ponta a ponta, desde a transparência da administradora e facilitar a vida do síndico, até influenciar na qualidade de vida do morador, funcionários e terceiros. A escolha de uma plataforma de gestão fará toda a diferença.